Uma estratégia de ETF projetada para oferecer exposição alavancada às ações da Strategy, antiga MicroStrategy, caiu 81% desde seu pico em 20 de novembro, de acordo com The Kobeissi Letter.
Além disso, o ETF T-REX 2X Long MSTR Daily Target ETF (MSTU) perdeu 40% de seu valor apenas nas últimas três sessões de negociação.
Já as ações da MSTR sofreram uma queda de 20% no mesmo período, com base nos dados do Google Finance.
A Kobeissi Letter destacou que os ETFs alavancados têm enfrentado fortes quedas, aumentam o risco das ações da MSTR e tendem a ter um desempenho inferior devido aos custos de rebalanceamento diário necessários para manter a alavancagem.
Uma pesquisa conduzida pela GSR Markets mostrou que, em condições de mercado voláteis — quando os rebalanceamentos diários são mais expressivos — os ETFs alavancados tendem a ficar atrás de estratégias comparáveis em mais de 20%.
Lançamento de ETFs alavancados
Em setembro, as gestoras de ativos REX Shares e Tuttle Capital Managed lançaram em conjunto dois ETFs com o objetivo de proporcionar uma exposição alavancada ao desempenho das ações da MSTR.
Os ETFs — MSTU e T-REX 2X Inverse MSTR Daily Target ETF (MSTZ) — têm como meta oferecer uma exposição alavancada de duas vezes no longo e no curto prazo, respectivamente, segundo informado pelas empresas.
Leia mais: BlackRock está por trás da queda atual do bitcoin?