Com os ETFs spot de Bitcoin e Ethereum já consolidados, os olhos do mercado de criptomoedas se voltam para a Solana (SOL), com a expectativa de que esses produtos cheguem para a altcoin em 2025.
Até o momento, quatro propostas para ETFs spot de Solana foram feitas pelas empresas VanEck, 21Shares, Bitwise Asset Management e Canary Capital à Cboe BZX, bolsa de valores dos Estados Unidos.
Caso a SEC aprove as propostas, a decisão final pode acontecer até agosto de 2025. Inclusive, o presidente da ETF Store, Nate Geraci, afirmou que acredita ser “altamente provável” que os ETFs da altcoin recebam aprovação até o fim do próximo ano.
No entanto, pode ser que essa aprovação não seja tão fácil. Para exemplificar, em agosto, a SEC havia sugerido que as propostas de ETFs spot de Solana fossem retiradas, questionando a classificação da criptomoeda como um security.
Apesar disso, a reeleição de Donald Trump, com uma visão mais favorável ao mercado de criptomoedas, pode acelerar o processo de aprovação desses fundos, permitindo uma mudança no cenário regulatório com um novo presidente da SEC.
Leia mais: Já vai tarde: Gary Gensler anuncia saída da SEC em 20 de janeiro