EUA reduzem tarifas de 145% para 30% e China de 125% para 10% em trégua comercial

EUA reduzem tarifas de 145% para 30% e China de 125% para 10% em trégua comercial
Imagem destaque: ChatGPT

Estados Unidos (EUA) e China anunciaram, nesta segunda-feira (12), um acordo temporário para reduzir tarifas sobre produtos importados de ambos os países.

Segundo comunicado conjunto, Washington diminuirá as tarifas aplicadas sobre mercadorias chinesas de 145% para 30% por um período de 90 dias. Em contrapartida, Pequim reduzirá seus tributos de 125% para 10% durante o mesmo intervalo.

O acordo prevê ainda a criação de um mecanismo para manter o diálogo entre as duas nações sobre relações comerciais e econômicas.

“Após as medidas mencionadas, as partes estabelecerão um mecanismo para continuar as discussões sobre relações econômicas e comerciais”, diz o comunicado da Casa Branca.

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos (EUA), Scott Bessent, confirmou o entendimento, destacando que os dois países desejam manter o comércio e não estão buscando uma dissociação econômica, embora Washington queira maior equilíbrio nas trocas comerciais.

Segundo Bessent, o mecanismo de negociação servirá para resolver questões pendentes, e há esperança de que a China abra mais seu mercado para produtos estadunidenses. O objetivo é reduzir o maior déficit comercial bilateral dos EUA por meio de novos acordos de compra.

Leia mais: Calendário Cripto 12/05 a 16/05: Principais eventos desta semana

Deixe seu comentário: