Agora que o Federal Reserve (Fed) finalmente realizou um corte de 0,5% na taxa de juros nos Estados Unidos, o mercado de criptomoedas se volta para outros fatores econômicos que, embora menores, podem influenciar o preço do bitcoin (BTC) e das altcoins.
Nesta semana, vários relatórios importantes, como dados sobre o Produto Interno Bruto (PIB), pedidos de bens duráveis e índices de preços ao consumidor, serão divulgados. Esses indicadores poderão influenciar as expectativas para a próxima reunião do Federal Reserve, marcada para 7 de novembro.
A ferramenta CME Fed Watch mostra uma divisão de expectativas, com 50% de chance de um corte de 0,25 ponto percentual ou uma nova redução de 0,5 ponto.
Eventos econômicos da semana nos EUA
- Segunda-feira: O relatório PMI de serviços da S&P Global será divulgado, trazendo uma visão geral sobre as condições do setor de serviços, que representa uma parte importante do PIB.
- Terça-feira: O índice de confiança do consumidor será publicado.
- Quarta-feira: Dados sobre vendas de novas moradias em agosto.
- Quinta-feira: Leituras de pedidos de bens duráveis, revisão do PIB do segundo trimestre e vendas pendentes de imóveis.
- Sexta-feira: O índice de preços de gastos com consumo pessoal (PCE), indicador-chave da inflação monitorado pelos formuladores de políticas monetárias.
Mercados globais e criptomoedas
Enquanto isso, os mercados asiáticos começaram a semana em um intervalo estreito, com investidores monitorando a situação econômica da China, que continua a apresentar sinais de desaceleração. O Japão viu o iene enfraquecer após o Banco Central local sinalizar que não tem pressa em aumentar as taxas de juros novamente.
No universo cripto, na terça-feira (24), a blockchain da Lisk (LSK) iniciará a votação para a queima de 100 milhões de tokens. Já na quarta-feira (25), a EOS passará por um fork, enquanto a Theta Network lançará um Edge Node para dispositivos Android.