O ex-primeiro-ministro da Tailândia Thaksin Shinawatra defendeu a necessidade de o país acompanhar as tendências globais em criptomoedas durante um seminário realizado pelo partido Pheu Thai em Hua Hin.
Segundo Thaksin, a adoção de moedas digitais pode representar um impacto positivo para a economia tailandesa, principalmente no setor de turismo.
Além disso, o político compartilhou previsões otimistas para o preço do bitcoin (BTC), apontando que acredita que a criptomoeda primária possa atingir US$ 850 mil. Sendo assim, ele pensa que é uma necessidade que os cidadãos tailandeses se informem sobre as tendências tecnológicas e financeiras globais.
Thaksin também disse que a atual primeira-ministra da Tailândia e sua filha, Paethongtarn Shinawatra, orientaram o governo a estudar o uso do Bitcoin como método de pagamento em destinos turísticos populares.
Uma iniciativa de sandbox está sendo considerada para testar transações em BTC em Phuket e Hua Hin, permitindo que visitantes utilizem a cripto diretamente em seus gastos.
Stablecoins também precisam ser estudadas
Outro ponto sugerido por Thaksin foi a criação de stablecoins atreladas a títulos do governo como uma estratégia para aumentar a liquidez econômica sem a necessidade de imprimir mais papel-moeda.
O ex-primeiro-ministro da Tailândia enxerga nessa abordagem a oportunidade de ajudar o país a superar desafios econômicos, mantendo a estabilidade financeira.
Preocupação com os EUA
Durante seu discurso, Thaksin também disse estar preocupado com as possíveis tensões comerciais com os Estados Unidos, com Donald Trump de volta à presidência norte-americana.
Thaksin disse que o aumento de tarifas sobre produtos tailandeses devido ao superávit comercial do país com os EUA poderia ser um desafio, além de levantar a hipótese de que o governo Trump poderia recorrer ao uso de Bitcoin para lidar com sua dívida nacional.
Leia mais: Não comprarei Bitcoin (BTC), diz analista de mercado