A exchange descentralizada focada em stablecoins Curve Finance está considerando uma proposta que visa a retirada do TrueUSD (TUSD) como colateral para seu ativo estável nativo, a Curve USD (crvUSD).
Esta decisão vem como resultado da investigação da SEC dos Estados Unidos, que apontou que a emissora original do TUSD engana os investidores da altcoin desde 2022, afirmando que o token é respaldado em dólares americanos.
A proposta foi apresentada por um usuário identificado como WormholeOracle, que apontou que a redução do limite de TUSD que pode suportar a emissão de crvUSD deve ser zero.
Além disso, a recomendação pede a diminuição da capacidade de mintagem de crvUSD, que atualmente é de US$ 15 milhões, para apenas US$ 5 milhões, substituindo o TUSD pela stablecoin PYUSD do PayPal, com o intuito de diversificar melhor os ativos colaterais utilizados.
Na justificativa apresentada, WormholeOracle ressaltou que a crvUSD está excessivamente exposta a stablecoins menores que possuem um histórico problemático.
O autor da proposta também apontou que o TUSD tem dificuldades em manter sua paridade de valor e apresenta problemas de transparência em comparação a outras stablecoins que utilizam mecanismos de liquidez, como o PegKeeper, para sustentar a estabilidade do crvUSD em relação ao dólar.
O sistema de governança da Curve Finance agora analisará a proposta para realizar uma votação a respeito.