O documento Beige Book, divulgado periodicamente pelo Federal Reserve (Fed), trouxe uma análise sobre o desempenho econômico nos 12 distritos da Reserva Federal dos Estados Unidos.
Segundo o relatório, a atividade econômica registrou um crescimento moderado a ligeiro entre novembro e dezembro de 2024. O aumento foi impulsionado pela expansão do mercado de trabalho e um leve aumento nos preços de produtos.
O Beige Book se baseia em entrevistas e observações feitas pelos 12 bancos regionais do Fed com empresas e membros das comunidades locais.
Segundo as informações coletadas, as expectativas para 2025 mostram que os preços continuarão a subir, com algumas áreas apontando que as tarifas mais altas poderiam contribuir para esse aumento.
Além disso, a pesquisa mostra um tom mais otimista entre os contatos do Fed sobre as perspectivas econômicas para o próximo ano, embora também existam preocupações sobre o impacto das políticas de imigração e tarifas no crescimento econômico do governo Trump.
Enquanto isso, a taxa de desemprego foi de 4,1% em dezembro, um pequeno declínio em relação ao mês anterior. Os preços ao consumidor aumentaram 2,9% nos últimos 12 meses, o maior aumento desde julho e uma aceleração em relação ao aumento de 2,7% registrado em novembro.
Diante disso, os responsáveis pela política monetária do Fed continuam cautelosos. Embora tenham reduzido a taxa de juros em um ponto percentual nos últimos meses de 2024, a previsão para este ano é de uma redução mais modesta, considerando o ritmo mais lento na redução da inflação e o fortalecimento do mercado de trabalho.
Leia mais: Funcionários do Fed fazem declarações após dados econômicos dos EUA