O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, revogou restrições regulatórias que limitavam a atuação dos bancos no mercado de criptomoedas. Sendo assim, a partir de agora, as atividades relacionadas a criptos e stablecoins estarão sob a supervisão padrão dos bancos, sem a necessidade de notificações prévias por parte das instituições financeiras, como era exigido nos anos de 2022 e 2023.
A decisão foi anunciada pelo Fed, que informou ter retirado as cartas de auditoria que anteriormente obrigavam os bancos membros do sistema a informar com antecedência sobre suas operações com criptomoedas. Agora, o órgão adotará uma abordagem mais flexível, ajustando suas expectativas em relação aos riscos associados a essas atividades, permitindo uma maior liberdade para inovação no universo bancário.
Além disso, o banco central norte-americano colaborará com outras agências dos Estados Unidos para avaliar se são necessárias novas diretrizes para fomentar ainda mais a inovação na indústria com as atividades relacionadas a criptos.
Michael Saylor, grande defensor do bitcoin e fundador da Strategy, comentou positivamente sobre a mudança, dizendo que agora os bancos podem começar a apoiar o BTC de maneira mais efetiva.
Leia mais: BlackRock ostenta maior entrada diária de 2025 em seu ETF de Bitcoin