A chamada “Trump Wallet“, carteira digital com a marca do presidente dos Estados Unidos, promete milhões em recompensas, mas já enfrenta contestações dentro da própria família.
Donald Trump Jr., Eric Trump e Barron Trump afirmam que não têm qualquer ligação com a iniciativa, que vem sendo promovida pela plataforma Magic Eden.
O que é a Trump Wallet?
Apresentada como a “primeira e única carteira cripto para os verdadeiros fãs de Trump”, a Trump Wallet foi lançada em parceria com a Magic Eden, uma das principais plataformas de NFTs.
Ela opera na blockchain Solana e oferece acesso ao token $TRUMP, além de outras criptomoedas. O aplicativo também conta com a infraestrutura da Slingshot, aplicativo de negociação descentralizada adquirido pela Magic Eden.
O projeto oferece um sistema de recompensas que soma US$ 1 milhão, distribuídos por meio de indicações e caixas virtuais chamadas “TRUMP Boxes”. Participantes que atingirem certos níveis concorrem a um sorteio de US$ 100 mil em tokens $TRUMP, previsto para 4 de julho.
O site oficial Trumpwallet.com permite o cadastro sem necessidade de verificação de identidade (KYC). Combinando elementos de patriotismo e exclusividade, a estratégia de marketing mira diretamente nos apoiadores de Trump e entusiastas cripto. A iniciativa parece dar continuidade a uma parceria anterior entre Magic Eden e a família Trump, que resultou no lançamento de uma coleção de NFTs Ordinals.
Família Trump se distancia
Apesar da presença da marca, os filhos de Donald Trump rejeitaram qualquer participação. Donald Trump Jr. afirmou: “A Trump Organization não tem nenhuma ligação com esta carteira”.
Eric Trump acrescentou: “Eu dirijo a @Trump e não sei nada sobre este projeto”. Já Barron Trump escreveu: “Para ser claro, nossa família não tem nenhuma ligação com esta carteira”.
ETF de Bitcoin da Trump Media
Enquanto isso, a Trump Media & Technology Group entrou com um pedido para lançar um ETF de bitcoin, batizado de Truth Social Bitcoin ETF. A proposta foi protocolada em 3 de junho pela Yorkville America Digital, que realizou parceria com a empresa. O fundo pretende replicar o preço do BTC e será listado na bolsa NYSE Arca.
Apesar de ter passado o controle da Trump Media para um trust liderado por Donald Trump Jr., o presidente dos EUA segue como acionista majoritário. O ETF contará com custódia da Foris DAX Trust Company, ligada à Crypto.com. O pedido está em fase de análise pela SEC, que tem até 240 dias para aprovar ou rejeitar a proposta.
Leia mais: Musk chama plano fiscal de Trump de “abominação repugnante”