A Flórida, nos Estados Unidos, arquivou oficialmente dois projetos de lei que permitiriam o investimento do estado em bitcoin (BTC).
As propostas, conhecidas como House Bill 487 e Senate Bill 550, foram marcadas como “adiadas indefinidamente e retiradas de consideração” ao final da sessão legislativa em 2 de maio.
O House Bill 487 foi apresentado em fevereiro e autorizava o chefe das finanças da Flórida e o Conselho de Administração do Estado a alocar até 10% de certos fundos públicos em bitcoin. Já o Senate Bill 550, também protocolado no início de 2025, buscava permitir o uso de recursos públicos para investir em ativos digitais.
Com a retirada das propostas, a Flórida se junta aos estados Wyoming, Dakota do Sul, Pensilvânia, Montana e Oklahoma, que também viram tentativas semelhantes fracassarem nas votações legislativas.
Arizona segue na disputa
A expectativa agora se volta para o Arizona, que ainda mantém dois projetos ativos sobre o tema. Segundo Dennis Porter, fundador do Satoshi Action Fund, o estado tem “duas chances” de ser o primeiro a estabelecer oficialmente uma reserva estratégica de Bitcoin.
A principal proposta é o House Bill 2749, que propõe um modelo de financiamento neutro ao orçamento, utilizando lucros do fundo de propriedades não reclamadas para constituir a reserva. Já o Senate Bill 1373 busca autorizar o tesoureiro estadual a investir até 10% dos fundos públicos em ativos digitais.
Leia mais: Pioneiro do Bitcoin relança faucet e aposta em IA para distribuir satoshis