FMI melhora projeção para economia brasileira em 2024

FMI melhora projeção para economia brasileira em 2024
InfoMoney

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou um ajuste em suas previsões para a economia do Brasil, elevando a expectativa de crescimento de 2,1% para 3% para este ano. Apesar desse otimismo, o órgão alertou sobre uma possível desaceleração em 2025, quando o crescimento deve recuar de 2,4% para 2,2%.

Essas novas projeções ficam aquém das estimativas do governo, que, por meio da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, prevê um crescimento de 3,2% para 2024. A atualização das previsões foi realizada durante a reunião anual do FMI em Washington, onde também foram revisadas as expectativas para outras economias globais.

O FMI atribui a melhora nas previsões brasileiras a resultados mais robustos do que o esperado no primeiro semestre, a um mercado de trabalho resiliente, inflação controlada e um aumento na renda das famílias. Além disso, o impacto das enchentes no Rio Grande do Sul foi considerado menos severo sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do que inicialmente se imaginava.

Entretanto, para 2025, o FMI apontou a diminuição dos estímulos fiscais implementados desde o ano passado, juntamente com a persistência de taxas de juros elevadas, como motivos para essa revisão pessimista. Atualmente, a Taxa Selic, que tem sido elevada desde setembro, está fixada em 10,75% ao ano e deve alcançar 11,75% ao final de 2024, segundo o boletim Focus, pesquisa semanal realizada pelo Banco Central.

Os dados do terceiro trimestre de 2024 serão divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 3 de dezembro. No segundo trimestre deste ano, a economia brasileira surpreendeu ao crescer 1,4% em comparação com o período anterior, superando as expectativas de analistas.

Fonte: G1

Deixe seu comentário: