O Goldman Sachs irá transformar sua plataforma de criptomoedas em uma empresa independente, focada na criação e negociação de instrumentos financeiros em blockchain.
A nova empresa deverá contar com parcerias que ajudarão a aumentar suas capacidades e desenvolver novos produtos. Entre os possíveis colaboradores está a plataforma de negociação Tradeweb Markets. O processo de separação deve ser concluído em um período de 12 a 18 meses, sujeito à aprovação regulatória.
Mathew McDermott, chefe global de ativos digitais do Goldman Sachs, destacou que a nova entidade será estruturada com uma abordagem de propriedade compartilhada, priorizando a colaboração com instituições do setor financeiro.
Ainda em julho, McDermott disse que o banco planeja lançar três produtos de tokenização nos Estados Unidos e Europa até o final do ano.
O foco será em ativos do mercado de dívidas e no segmento de fundos, com operações exclusivamente em blockchains permissionadas.
McDermott afirmou que a plataforma de ativos tokenizados oferecerá uma excelente agilidade na execução e diversificação dos tipos de garantias aceitas.