O Google apresentou o Mariner, um agente de inteligência artificial (IA) experimental baseado na tecnologia Gemini 2.0.
Projetado para operar de forma autônoma em sites e realizar tarefas digitais, o Mariner já está disponível como uma extensão do navegador Chrome.
Embora seja capaz de acessar planilhas, explorar plataformas de compras e auxiliar em serviços online, o controle final das ações, como a conclusão de compras, permanece com o usuário.
A base tecnológica do Mariner está no modelo neural Gemini 2.0, que foi treinado com um grande conjunto de dados de textos, imagens e sons.
Essa abordagem permite ao agente interagir com ferramentas digitais de maneira semelhante à humana.
Demis Hassabis, líder do laboratório central de IA do Google, explicou que o Mariner consegue identificar momentos ideais para executar ações e tomar decisões direcionadas a alcançar objetivos específicos.
Além do Mariner, a empresa está desenvolvendo o Gemini chatbot e a funcionalidade AI Overviews, que já integram a busca do Google.
Todos esses projetos são impulsionados pela capacidade do Gemini 2.0 de interpretar padrões em dados, gerar textos e interagir com serviços de forma cada vez mais complexa.
Contudo, como apontou Jaclyn Konzelmann, gerente de projeto do Google, o Mariner ainda está em fase inicial, sujeito a erros e limitações que a empresa está trabalhando para resolver.
Leia mais: Google apresenta protótipo de computador quântico