Governadora do Banco Central Australiano questiona papel do Bitcoin (BTC) na economia local

Governadora do Banco Central Australiano questiona papel do Bitcoin (BTC) na economia local
Mint

Durante o fórum promovido pela Comissão Australiana de Valores Mobiliários e Investimentos (ASIC) nesta segunda-feira (18), Michele Bullock, governadora do Banco Central da Austrália (RBA), questionou a relevância do Bitcoin (BTC) para a economia do país.

Bullock afirmou que o BTC não é adequado para os sistemas de pagamento australianos e descartou sua classificação como moeda.

“Não chamem isso de moeda alternativa. Não é uma moeda, não é dinheiro; é usado como uma classe de ativos. Não vejo papel para isso na economia australiana ou no sistema de pagamentos”.

O posicionamento de Bullock foi reforçado pelo presidente da ASIC, Joe Longo, que descreveu o aumento de preço do bitcoin como um exemplo da “teoria do maior tolo”, apontando para um comportamento especulativo sem utilidade prática.

Postura conservadora sobre criptomoedas criticada

Caroline Bowler, CEO da exchange BTC Markets, acredita que a postura cautelosa do RBA pode fazer com que a Austrália perca boas oportunidades.

De acordo com a Finder.com.au, o interesse em criptomoedas está em alta no país, com 27% dos australianos considerando investir em criptos como uma estratégia de longo prazo, ao invés de uma simples aposta especulativa.

Além disso, o fundo de BTC da gestora DigitalX, em Perth, registrou ganhos anuais de 99%. A empresa também lançou um ETF spot de Bitcoin na Bolsa de Valores Australiana (ASX), oferecendo acesso direto à criptomoeda dentro de um ambiente regulado.

Deixe seu comentário: