Donald Trump, em colaboração com o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), está estudando a possibilidade de implementar um sistema de votação nacional baseado em blockchain.
A ideia, segundo os idealizadores, é utilizar a tecnologia para garantir maior transparência e segurança nos processos eleitorais, além de introduzir uma nova abordagem para a verificação de identidade dos eleitores.
Cardano, Hyperledger e Hedera foram apontadas como parceiras no desenvolvimento do projeto. Inclusive, a rede da ADA já possui soluções de votação digital na Etiópia.
“A legislação federal exigirá que todos os estados implementem a plataforma ‘eVote’ para garantir a integridade das eleições em todos os Estados Unidos. Segundo fontes, o presidente Trump insiste em implementar um sistema para eliminar a fraude eleitoral, pois teme jogo sujo em 2028”, disse o perfil @oroogle na rede social X.
Mas não pense que a implantação da blockchain nas eleições dos EUA será fácil. Afinal, questões de acessibilidade e escalabilidade ainda precisam ser estudadas. Além disso, o sucesso de um sistema eleitoral desse porte dependeria de testes rigorosos para garantir sua viabilidade em larga escala.
Outro obstáculo é o cenário regulatório dos Estados Unidos. As leis eleitorais variam de estado para estado, e a introdução de uma nova tecnologia demandaria ajustes legislativos possivelmente complexos.