O Senado dos Estados Unidos está se preparando para a criação de um grupo exclusivo para criptomoedas.
Sob a liderança do senador Tim Scott, o Comitê Bancário do Senado está organizando esse subcomitê, que tem como modelo o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, presidido por Patrick McHenry em 2023.
O grupo irá desenvolver normas claras para a indústria blockchain, com foco em proteger os investidores desse mercado e incentivar a inovação.
Além disso, ele explorará oportunidades econômicas e promoverá a inclusão financeira, ao mesmo tempo em que assegura que as regulamentações não sejam um obstáculo ao progresso tecnológico.
Cynthia Lummis na liderança
A senadora republicana Cynthia Lummis, de Wyoming, deve ocupar a presidência do novo subcomitê, com os demais membros sendo escolhidos por meio de votação.
Lummis é conhecida por seu conhecimento sobre o mercado cripto e é vista como uma excelente escolha para a função. Inclusive, a política recebeu elogios de Sheila Warren, CEO do Crypto Council for Innovation, que acredita que sua liderança pode gerar regulamentações eficazes que equilibram inovação com responsabilidade.
Durante sua trajetória, a senadora defendeu a criação de reservas estratégicas de Bitcoin e até sugeriu a venda de parte das reservas de ouro do Federal Reserve para adquirir a criptomoeda.
Os demais membros do comitê serão escolhidos por meio de votação do Senado. No entanto, de acordo com memorando interno obtido pela FOX News, os republicanos que devem integrar a subcomissão de criptomoedas são os senadores Bernie Moreno, de Ohio, Dave McCormick, da Pensilvânia, Thom Tillis, da Carolina do Norte, e Bill Hagerty, do Tennessee.
Ainda não se sabe quais senadores democratas integrarão a subcomissão. O que pode ser destacado agora é que a senadora Elizabeth Warren, de Massachusetts, conhecida por sua posição contra as criptomoedas, ocupa o posto de principal representante democrata no Comitê Bancário do Senado.
Leia mais: Donald Trump lança nova coleção NFT na rede do Bitcoin