A NYSE Arca protocolou um pedido junto à SEC dos Estados Unidos para listar um ETF spot de Cardano. O documento foi submetido em nome da Grayscale Investments.
A proposta prevê que o fundo funcione através do Grayscale Cardano Trust, que permitiria exposição ao preço da ADA sem a necessidade de compra direta do token.
Para garantir a segurança dos fundos, a Coinbase Custody Trust Company foi apontada como custodiante, enquanto a BNY Mellon Asset Servicing atuaria na administração do fundo.
De olho no mercado de altcoins
Antes da Cardano, a Grayscale enviou à SEC uma solicitação para converter seu fundo de Solana em um ETF spot. Além disso, no final de janeiro, a NYSE Arca também protocolou um pedido para transformar o fundo de XRP da gestora em um ETF.
No entanto, a busca por novos produtos de altcoins em bolsa não se limita à Grayscale. Para exemplificar, a Cboe BZX Exchange apresentou requerimentos em nome das gestoras WisdomTree, 21Shares e Bitwise para lançar os primeiros ETFs spot de XRP nos Estados Unidos. A exchange também refez pedidos para os fundos de Solana em parceria com a VanEck e a Canary Capital.
Já do lado da SEC, a Comissão reconheceu os pedidos da Grayscale para a criação de ETFs lastreados em Solana e Litecoin. Como resultado, a agência reguladora abriu um período de 21 dias para que o público envie comentários sobre as propostas, após sua publicação no Federal Register.
De acordo com James Seyffart, analista da Bloomberg especializado em ETFs, esse movimento da Comissão é um indicativo de uma nova visão sobre o mercado de criptomoedas, visão que foi reforçada pela jornalista Eleanor Terrett, da Fox Business.
Terrett lembrou que a Bolsa de Opções de Chicago (Cboe) teve que cancelar solicitações anteriores para ETFs de Solana devido à resistência da SEC.
Leia mais: ETP da Cardano com staking é lançado na Finlândia




