Hamscam: jogadores se revoltam com desclassificações em massa e baixa distribuição de tokens no airdrop do Hamster Kombat

O Hamster Kombat é, ou foi, um dos principais mini apps do Telegram, com uma base de usuários que já ultrapassou a marca de 100 milhões. A plataforma inicialmente chamou a atenção por sua jogabilidade divertida.

No entanto, com o passar do tempo, a equipe do jogo começou a agir de um modo que incomodou sua enorme base de usuários. Tudo começou com o adiamento do airdrop. Programado para ocorrer em julho de 2024, a distribuição de tokens se arrastou para setembro, com a equipe do projeto prometendo “algo grande para esse lançamento”.

Enrolações e mais enrolações

Enquanto os jogadores aguardavam ansiosos a chegada do airdrop, foram colocados no mini app diversos jogos para que os players pudessem ganhar chaves e aumentar sua classificação no lançamento de tokens.

Mas o grande problema é que esses jogos não agradaram nem um pouco, e é bem compreensível o porquê. Em primeiro lugar, você tinha que baixar outro aplicativo para conseguir jogar. Além disso, os infinitos anúncios nos apps atrapalhavam a jogabilidade e, claro, a demora para conseguir uma chave era longa.

Parecia mais que o Hamster Kombat era um emprego (mal remunerado, como você verá mais para frente) do que um tap-to-earn focado em acessibilidade para novos investidores de criptomoedas.

Com o tempo, os jogadores tiveram que aceitar essa nova modalidade e as reclamações referentes aos jogos terminaram, dando espaço ao descontentamento com o airdrop em si.

Desclassificações em massa

Cerca de 63% dos jogadores do Hamster foram desclassificados da distribuição do airdrop. O principal motivo alegado para a exclusão foi a coleta insuficiente de chaves no jogo — um requisito que muitos jogadores não sabiam ser essencial para a qualificação. Inclusive, em agosto, a própria equipe do mini app afirmou que as chaves não seriam obrigatórias.

“Caros CEOs, há algumas semanas, lançamos a seção Playground, um protótipo do futuro ecossistema de entretenimento Hamster. Vários jogos foram integrados ao Hamster Kombat através do mecanismo de chaves. Queremos esclarecer que as chaves afetarão o tamanho do airdrop, mas não são obrigatórias para participar”.

Inicialmente, a métrica considerada fundamental para o airdrop era o número de Pontos por Hora (PPH) acumulados, o que levou os jogadores a se concentrarem nessa área para aumentar suas pontuações.

Mas os problemas não terminam por aí.

Trapaça, esforço desperdiçado e tokens bloqueados

Outro ponto que tem gerado revolta é o fato de jogadores honestos terem sido acusados de trapaça apenas com base no número de chaves coletadas. 

Mesmo aqueles com um número moderado de chaves (entre 100 e 200) foram desclassificados, enquanto alguns usuários que exploraram brechas com geradores de chaves e contas múltiplas continuam elegíveis para o airdrop.

Além disso, o Hamster Kombat trouxe aos seus jogadores a sensação de que todo o esforço investido no mini app foi em vão. Afinal, após meses tentando melhorar seus PPH, os players receberam muito menos tokens do que o esperado, e parte dos ativos ainda está bloqueada.

Esse sistema de “vesting” fez com que jogadores de diversas comunidades classificassem o airdrop como um dos piores da história das criptomoedas.

Deixe seu comentário: