Eric Council Jr., um homem do Alabama de 25 anos, confessou sua participação na invasão da conta oficial da SEC dos Estados Unidos na rede social X.
O episódio ocorreu em janeiro de 2024 e resultou na divulgação antecipada e fraudulenta da aprovação de ETFs sot de Bitcoin nos EUA.
De acordo com o Departamento de Justiça (DOJ), Council trabalhou com outros envolvidos para assumir o controle da conta do órgão regulador e divulgar a informação falsa.
O anúncio enganoso provocou uma rápida valorização no preço do bitcoin, que subiu US$ 1.000 antes de cair US$ 2.000 assim que a SEC retomou o controle do perfil e desmentiu a postagem.
Pouco tempo depois, os ETFs spot de Bitcoin foram, de fato, aprovados pela Comissão.
O DOJ apontou que a invasão ocorreu através do golpe SIM swap, no qual fraudadores convencem operadoras de telefonia a transferirem o número de telefone da vítima para um chip sob seu controle.
Segundo o Departamento de Justiça, Council recebeu pagamentos em bitcoin para usar a identidade de uma pessoa com acesso à conta da SEC, facilitando a invasão. Seus cúmplices foram responsáveis por publicar a mensagem falsa.
Council se declarou culpado das acusações de conspiração para cometer fraude de identidade agravada e fraude de dispositivo de acesso. Sua sentença está prevista para maio, e ele pode enfrentar uma pena de até cinco anos de prisão.
Leia mais: SEC adia decisão sobre negociação de opções no ETF de Ethereum da BlackRock




