Homem que hackeou conta da SEC no X para compartilhar aprovação falsa de ETF spot de Bitcoin é preso

Homem que hackeou a conta da SEC no X para compartilhar aprovação falsa de ETF spot de Bitcoin é preso
Canva IA

Um homem de 25 anos, identificado como Eric Council Jr., foi detido na cidade de Athens, Alabama, por suspeita de envolvimento na invasão da conta oficial da SEC dos Estados Unidos na rede social X, em janeiro de 2024.

Durante o ataque, hackers publicaram uma mensagem falsa em nome do presidente da SEC, o que provocou um aumento imediato de US$ 1.000 no preço do bitcoin (BTC).

Segundo informações divulgadas pelas autoridades, Council é acusado de participar de um esquema que utilizou a técnica de “SIM swapping” para acessar a conta da agência. Esse método nada mais é que a troca fraudulenta de chips telefônicos para assumir o controle de números de telefone e, consequentemente, burlar sistemas de autenticação em duas etapas.

Em uma mensagem falsa divulgada através da conta da Comissão, os hackers alegaram que a agência havia aprovado ETFs spot de Bitcoin para listagem em bolsas de valores. No entanto, pouco tempo depois, a agência reguladora recuperou o controle de seu perfil e desmentiu a informação, levando o preço do BTC a cair mais de US$ 2.000.

O FBI e o Departamento de Justiça dos EUA, em colaboração com o Escritório de Inspetoria Geral da SEC, estão à frente das investigações.

Eric Council utilizava os pseudônimos online “Ronin” e “Easymunny” e teria falsificado documentos de identificação para realizar o ataque. Ele obteve informações pessoais de uma vítima e utilizou esses dados para se passar por ela em uma loja de telefonia, adquirindo um novo chip e, assim, o controle da conta da SEC. Após a invasão, Council teria recebido pagamentos em bitcoin por seu papel na fraude.

Deixe seu comentário: