A gigante chinesa das telecomunicações, Huawei, integrou a moeda digital do Banco Popular da China (CBDC) ao seu novo sistema operacional.
Lançado em 22 de outubro, o HarmonyOS NEXT, também conhecido como HarmonyOS 5.0, é a terceira grande atualização do sistema operacional da Huawei, sendo a primeira completamente desenvolvida pela própria empresa.
Atualmente, o HarmonyOS é o terceiro sistema operacional mais utilizado no mundo, ficando atrás apenas do Android e iOS. Esta nova versão difere das anteriores ao limitar o sistema apenas a aplicativos nativos, criando um ecossistema mais coeso e otimizado.
O desenvolvimento do HarmonyOS começou após o bloqueio de acesso da Huawei ao Android, imposto pelo governo dos Estados Unidos em 2019.
Inicialmente implementado em televisões e relógios inteligentes, o sistema chegou aos smartphones em 2021, momento em que a Huawei já traçava planos para a inclusão do yuan digital.
Agora, com a integração efetivada, os usuários do sistema não precisam mais instalar o aplicativo da CBDC para realizar pagamentos.
Além disso, a administração da carteira digital e as interações com outros aplicativos financeiros foram simplificadas, e o yuan digital estará mais presente nos chips e equipamentos conectados ao ecossistema de Internet das Coisas (IoT).