Um investidor pagou uma taxa de US$ 790 mil para transferir apenas US$ 13.719 em bitcoin (BTC). O valor é equivalente a 818.293.968 satoshis.
A situação foi compartilhada na rede social X por Vivek, repórter de criptomoedas da Bitcoin Magazine.
As especulações no cripto Twitter sobre esse pagamento são:
- Erro do usuário: A configuração acidental de uma taxa excessiva pode ocorrer devido à falta de conhecimento sobre a estrutura de tarifas do Bitcoin ou erros na configuração da carteira. Apesar disso, carteiras bem projetadas geralmente evitam esse tipo de equívoco.
- Congestionamento na rede: Embora períodos de congestionamento possam elevar as taxas, o estado atual da rede Bitcoin mostra baixos níveis de tráfego, tornando essa explicação pouco provável.
- Replace-By-Fee (RBF): A técnica permite que uma transação seja substituída por outra com uma taxa maior para priorizar sua confirmação. Contudo, isso não explica o valor desproporcionalmente elevado.
- Child-Pays-For-Parent (CPFP): Essa estratégia incentiva a confirmação de uma transação anexando uma taxa maior a uma transação dependente. Mesmo assim, a magnitude da taxa é considerada extrema.
Um esquema sofisticado?
Entre as teorias, também foi levantada a possibilidade de lavagem de dinheiro.
Nesse esquema, uma transação com taxa exorbitante seria enviada por um usuário que também controla a operação de mineração. A mineradora receberia a taxa como receita legítima, permitindo que os fundos fossem “limpos” ao serem declarados como renda de negócio.
Leia mais: Scaramucci apoia a estratégia da MicroStrategy de investir em Bitcoin