Jerome Powell confirma encontro com Trump, mas garante que não falaram sobre juros

Jerome Powell confirma encontro com Trump, mas garante que não falaram sobre juros
Imagem destaque: ChatGPT

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, reuniu-se nesta quinta-feira (29) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca, mesmo após afirmar diversas vezes que não via motivo para encontros do tipo.

Esta foi a primeira reunião entre ambos desde o retorno de Trump à Presidência em janeiro deste ano para um segundo mandato. Em comunicado oficial, o Federal Reserve confirmou o encontro e deixou claro que nenhum comentário sobre juros foi feito durante a conversa. O foco foi desenvolvimentos econômicos, emprego e inflação.

“Powell não discutiu suas expectativas sobre a política monetária, exceto para destacar que o caminho da política dependerá inteiramente das informações econômicas futuras e do que isso significa para as perspectivas”, disse a nota do Fed.

O comunicado encerrou com um lembrete de que o presidente do banco central e o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) vão seguir o que determina a lei: apoiar o máximo emprego e estabilidade de preços, com análise cuidadosa, objetiva e não política.

Trump pressiona, Powell resiste

Trump tem intensificado a pressão por cortes nos juros por meio de sua plataforma Truth Social. A economia segue em compasso, pois a inflação continua elevada, enquanto o governo está impondo novas tarifas, o que pode pressionar ainda mais os preços.

No dia 17 de maio, o republicano publicou em letras maiúsculas: “O CONSENSO DE QUASE TODO MUNDO É QUE ‘O FED DEVERIA CORTAR OS JUROS CEDO, E NÃO TARDE’. Muito tarde, Powell — um homem lendário por agir tarde demais — provavelmente vai errar de novo. Mas quem sabe???”

Powell, por sua vez, afirmou que não costumava solicitar encontros com presidentes e não tinha intenção de começar a fazê-lo agora.

“Nunca pedi uma reunião com qualquer presidente, e nunca pedirei. Nunca houve motivo para isso. Sempre foi o contrário”, disse.

Leia mais: Justiça dos EUA congela US$ 57 milhões em USDC ligados à memecoin divulgada por Milei

Deixe seu comentário: