A Kraken anunciou o lançamento de sua blockchain chamada Ink. A plataforma será uma Layer 2 construída com a tecnologia Optimism OP Stack, e sua abertura ao público está prevista para 2025.
A exchange de criptomoedas disponibilizará o testnet da Ink ainda em 2024, mas essa versão será voltada exclusivamente para desenvolvedores. O acesso para o público em geral está planejado para o primeiro trimestre do próximo ano.
Segundo a Kraken, a Ink será uma ferramenta importante para fomentar a adoção das finanças descentralizadas (DeFi), facilitando o acesso a essas tecnologias.
Além disso, a equipe da empresa cripto explicou que o objetivo da rede é integrar diversas aplicações DeFi, permitindo que os usuários participem de um ecossistema completo, onde podem acessar oportunidades de construção de riqueza diretamente na blockchain.
A exchange afirmou que uma equipe de 40 profissionais está dedicada ao desenvolvimento da Ink e que não planeja lançar um token nativo para a Layer 2, ao contrário do que muitas redes fazem.
Segundo Andrew Koller, criador da Ink, o foco será proporcionar uma experiência intuitiva para os usuários, comparável à simplicidade dos dispositivos da Apple. Ele ressaltou que diversas dApps e exchanges descentralizadas (DEXs) estarão disponíveis na rede, acessíveis por meio da Kraken Wallet.
A Kraken desempenhará inicialmente o papel de sequenciador da solução de escalabilidade, mas planeja descentralizar essa função ao longo do tempo.