A Canary Capital pode estar no caminho de obter a aprovação do primeiro ETF spot de Litecoin nos Estados Unidos, pois a SEC iniciou oficialmente a análise do pedido.
A proposta da empresa reúne todos os critérios necessários para a aprovação desse fundo, com destaque para o fato de o Litecoin ser reconhecido uma commodity.
Essa classificação foi reforçada pela Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) em um processo contra a exchange de criptomoedas KuCoin. Sendo assim, o LTC não está sujeito às regulamentações de valores mobiliários, o que pode facilitar a decisão da SEC.
Eric Balchunas, analista de ETFs da Bloomberg, destacou em suas redes sociais que a candidatura da Canary Capital está bem posicionada no cenário regulatório atual.
O especialista mencionou que o protocolo foi ajustado com base em comentários fornecidos pela própria SEC, o que resultou na apresentação de um formulário 19b-4 pela Nasdaq. Este documento é muito importante para iniciar oficialmente o processo de análise regulatória.
“Acredito que este será o primeiro ETF de altcoin aprovado em 2025. Não há indícios de que a proposta será retirada, porque todos os requisitos foram atendidos”.
A estrutura do ETF também conta com grandes nomes do setor para garantir a segurança e a administração do fundo. Para exemplificar, Coinbase Custody Trust e BitGo foram escolhidas como custodiantes dos ativos, enquanto a US Bancorp Fund Services será responsável pela administração do fundo.
Leia mais: Analista comenta possibilidade de temporada das altcoins no governo Trump