Lula sobre tarifas de Trump: “Se ele taxar o Brasil, faremos o mesmo”

Lula sobre tarifas de Trump: “Se ele taxar o Brasil, faremos o mesmo”
InfoMoney

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (30) que o Brasil adotará uma postura de reciprocidade caso o governo de Donald Trump decida impor tarifas sobre produtos brasileiros. 

“Se ele taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade do Brasil em taxar os produtos que são exportados para os Estados Unidos. Simples”, disse Luladurante uma conversa com jornalistas.

Em 20 de janeiro, Trump anunciou sua intenção de revisar o sistema comercial dos Estados Unidos, adotando tarifas sobre importações para fortalecer a economia do país. 

No último domingo (26), o governo republicano dos EUA  já havia implementado um aumento de 25% nas tarifas de importação sobre produtos da Colômbia, após desentendimentos relacionados a voos de deportação.

Lula aproveitou a ocasião para criticar algumas das primeiras medidas da nova administração norte-americana, como a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris e da Organização Mundial da Saúde (OMS), ambas anunciadas por Trump logo após sua posse. Para o presidente brasileiro, essas decisões representam um retrocesso em temas globais fundamentais.

“Acho que isso, de descumprir o Acordo de Paris e não dar dinheiro para a OMS, é uma regressão à civilização humana”.

Questionado sobre a possibilidade de um contato direto com Trump, Lula descartou qualquer intenção imediata de diálogo, afirmando que espera apenas uma relação equilibrada entre os países. Segundo ele, o respeito mútuo deve ser a base das relações diplomáticas entre as nações.

“Eu quero respeitar os Estados Unidos e quero que o Trump respeite o Brasil. Se isso acontecer, está de bom tamanho”.

Fonte: CNN

Leia mais: Brasil proíbe World de fornecer incentivos em criptomoedas para coleta de íris

Deixe seu comentário: