Após a vitória de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, os olhos do mercado de criptomoedas se voltam para uma de suas principais promessas de campanha: a demissão de Gary Gensler da presidência da SEC.
As expectativas são altas, e os rumores apontam para o comissário da agência reguladora Mark Uyeda como um dos principais candidatos à substituição de Gensler.
Mas essa seria uma boa escolha?
Uyeda assumiu o cargo de comissário da SEC em junho de 2022 e é um grande crítico das políticas implementadas por Gensler.
Desde que o democrata adotou uma linha mais rigorosa e focada em fiscalizações no mercado de criptomoedas, Uyeda tem alertado sobre os impactos negativos dessa postura.
Em declaração, ele classificou as políticas de Gensler como prejudiciais para toda a indústria, postura que conquistou a simpatia de muitos entusiastas e defensores de uma regulamentação mais amigável ao setor.
Hester Peirce também é uma possível escolha
Outro nome cogitado para liderar a SEC é Hester Peirce, conhecida por investidores de criptomoedas como “Crypto Mom” devido ao seu histórico de apoio à indústria blockchain.
Nomeada para a SEC em 2018, Peirce defende uma abordagem regulatória que incentive o desenvolvimento do mercado, em vez de limitá-lo com restrições severas.
No entanto, o advogado Jake Chervinsky acredita que, apesar de seu apoio, Peirce não teria grande interesse em assumir a presidência da SEC, pois o cargo é exigente e com poucos reconhecimentos.