O presidente da Argentina, Javier Milei, demitiu a chefe da agência federal de receita do país, Florencia Mizrahi, em meio a críticas sobre um imposto voltado a streamers e influenciadores digitais. A medida foi muito questionada, provocando mudanças no comando da instituição responsável pela arrecadação fiscal.
De acordo com veículos de comunicação locais, Mizrahi foi removida do cargo após o anúncio de uma nova política tributária que obrigaria criadores de conteúdo a declarar rendimentos obtidos no YouTube, Instagram e Twitch. A proposta abrangia ganhos provenientes de acordos com marcas e publicidade.
Em comunicado divulgado na rede social X, o governo de Milei reforçou sua oposição a medidas que prejudiquem negócios digitais:
“Este governo não atacará novas formas de negócios digitais e reitera seu compromisso com a simplificação do sistema tributário”.
Para ocupar o cargo de Mizrahi, foi nomeado Juan Pazo, advogado que havia sido anunciado como secretário de relações econômicas internacionais do Ministério das Relações Exteriores.
Leia mais: Banco Central da Argentina reduz taxa de juros para 32% em novo corte