Um minerador solo conseguiu o que muitos consideram quase um “bilhete premiado”: resolver um bloco sozinho na rede do Bitcoin, recebendo um total de 3,329 BTC, equivalente a US$ 222.455, feito ocorrido no bloco número 867.118.
O minerador atua na Solo CK Pool, que é uma plataforma voltada a mineradores independentes que contribuem com uma pequena taxa de hash, mas onde apenas quem processa efetivamente o bloco recebe o prêmio.
Apesar da recompensa atual para a mineração de um bloco estar fixada em 3,125 BTC desde a última redução em abril deste ano, o bloco processado por esse minerador continha 3.285 transações, o que fez com que ele recebesse bitcoins a mais.
Atualmente, Antpool e ViaBTC, grandes pools de mineração, controlam 38% da taxa total de hash da rede da criptomoeda primária.
Essa concentração faz com que um minerador solo conseguir resolver um bloco seja um grande golpe de sorte, mas, mesmo assim, de tempos em tempos, esses “jackpots” acontecem. No mês passado, por exemplo, outro minerador solo conquistou um prêmio ao processar o bloco 860.749, faturando 3,169 BTC.