Ministério da Justiça brasileiro anuncia cursos especializados para policiais sobre criptomoedas em 2025

Ministério da Justiça brasileiro anuncia cursos especializados para policiais sobre criptomoedas em 2025

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) anunciou que, em 2025, intensificará o treinamento de policiais civis para lidar com o uso ilícito de criptomoedas.

Rodney da Silva, diretor de Operações Integradas e de Inteligência (Diop), vinculado à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), informou que serão oferecidos três níveis de cursos voltados ao entendimento cripto.

O intuito é promover um nivelamento técnico em todo o Brasil, permitindo que os agentes possam atuar com eficiência diante do crescimento de atividades ilícitas no setor.

Segundo o MJSP, as organizações criminosas veem nas criptomoedas uma forma de movimentar grandes quantias sem levantar suspeitas. De acordo com da Silva, essas operações permitem que o dinheiro proveniente de crimes como tráfico de drogas e lavagem de dinheiro circule globalmente com mais facilidade.

Além da identificação dessas transações, o MJSP pretende aumentar os esforços para recuperar os recursos financeiros que estão em posse dessas organizações. Para isso, a criação de uma rede nacional integrada é uma das apostas do Ministério.

Esse esforço também contará com o apoio das polícias Civil, Militar, Federal e Penal, com foco em ações coordenadas para asfixiar financeiramente os grupos criminosos.

Em parceria com a exchange Binance, o MJSP já realizou treinamentos específicos para investigadores, com foco em cibersegurança e no rastreamento de criptomoedas.

Deixe seu comentário: