Mistério resolvido: Fundador do Silk Road teria enviado 300 BTC a si mesmo

Mistério resolvido: Fundador do Silk Road teria enviado 300 BTC a si mesmo
Imagem destaque: ChatGPT

Ross Ulbricht,  fundador do Silk Road, não recebeu uma doação misteriosa de 300 bitcoins, como muitos acreditaram inicialmente. De acordo com dados onchain, os fundos teriam sido enviados por ele mesmo, a partir de carteiras antigas ligadas ao seu histórico no mercado cripto.

Ulbricht fez uma rara aparição pública na conferência Bitcoin 2025, em Las Vegas, e 24 horas depois, uma carteira associada a ele recebeu 300 BTC, avaliados em US$ 31,4 milhões. A movimentação chamou atenção imediata de parte da comunidade cripto.

No entanto, dados da plataforma Arkham Intelligence apontam outra direção. As análises mostram que os bitcoins foram enviados para a carteira de Ross a partir de endereços antigos, passando por um mixer centralizado conhecido como Jambler, pouco utilizado por entusiastas de privacidade.

O investigador onchain ZachXBT destacou que dois endereços — 1Mp5hHZNv9a5Lnu7DvKtFgpneEaVK7mj39 e 1CNDWv3gX5BvhcUxR7xCE9WTFZF7M5qR2P — estavam inativos desde 2014 e 2019, respectivamente, e apresentaram movimentações em abril e maio de 2025, pouco antes da entrada dos 300 BTC na carteira de Ulbricht. Ambas as carteiras tinham histórico com exchanges e uma delas já havia sido sinalizada por sistemas de compliance.

Zach concluiu que a origem dos fundos está relacionada a esses endereços antigos, que movimentaram grandes somas por meio do Jambler antes de chegarem ao destino final. Segundo ele, a coincidência de tempo, atividade e histórico aponta para uma possível “auto-doação” de Ross.

Leia mais: Calendário Cripto 02/06 a 06/06: Principais eventos desta semana

Deixe seu comentário: