Mulher de 79 anos cai em golpe ao acreditar que estava namorando com Elon Musk

Mulher de 79 anos cai em golpe ao acreditar que estava namorando com Elon Musk
Canva IA

Uma idosa de 79 anos, moradora de Toledo, no Paraná, foi vítima de um golpe ao acreditar estar em um relacionamento com Elon Musk. A Polícia Militar foi acionada na tarde da última segunda-feira (23), após a mulher chamar a atenção ao tentar adquirir diversos cartões de crédito da Apple em uma loja.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Rodrigo Batista, a idosa afirmou que os cartões seriam enviados para seu suposto namorado, que ela acreditava ser o fundador da Apple.

Ao ser interrogada pelos policiais, a vítima relatou que havia gasto cerca de R$ 4 mil na compra dos cartões e enviava fotos dos produtos ao golpista, que prometia visitá-la no Brasil e trazer uma grande quantia em dólares. No entanto, a Apple foi fundada por Steve Jobs, enquanto Elon Musk é conhecido por comandar a Tesla, SpaceX e a rede social X.

Ao examinar o celular da idosa, as autoridades descobriram que o contato mantido com o suposto Elon Musk era, na verdade, proveniente de um número com código internacional da Nigéria. O irmão da vítima foi acionado e compareceu à loja para buscar a idosa.

O caso está sob investigação da Polícia Civil, que busca identificar o responsável pelo golpe.

Infelizmente, situações como essa, envolvendo idosos e fraudes pela internet, têm se tornado cada vez mais frequentes no Brasil.

De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH), o golpe do falso namoro pela internet é um dos mais comuns entre os idosos. Criminosos se aproveitam da vulnerabilidade emocional das vítimas, criando laços afetivos antes de começarem a solicitar dinheiro ou bens.

A recomendação das autoridades é que, ao perceber qualquer indício de golpe, os idosos busquem orientação com familiares, amigos ou com as autoridades competentes. Além disso, é importante que familiares fiquem atentos ao comportamento online de seus parentes mais velhos.

Deixe seu comentário: