A rede social X anunciou a decisão de encerrar suas operações no Brasil. Elon Musk, dono da empresa, explicou que a medida foi tomada após um impasse com a Justiça brasileira.
O bilionário destacou que as exigências das autoridades locais colocariam o X em uma posição de violar várias leis, tanto nacionais quanto internacionais.
The decision to close the 𝕏 office in Brazil was difficult, but, if we had agreed to @alexandre’s (illegal) secret censorship and private information handover demands, there was no way we could explain our actions without being ashamed.
— Elon Musk (@elonmusk) August 17, 2024
“A decisão de fechar o escritório do 𝕏 no Brasil foi difícil, mas, se tivéssemos concordado com as exigências de censura secreta (ilegal) e entrega de informações privadas do @alexandre, não haveria como explicar nossas ações sem nos envergonharmos”.
Segundo a Global Government Affairs, Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), teria ameaçado o representante legal do X no Brasil com prisão, caso as ordens de censura não fossem cumpridas.
Essa ameaça, de acordo com a Global Government Affairs, foi feita de maneira autoritária e sem o devido respeito aos processos legais.
Além disso, a organização destacou que, apesar dos inúmeros recursos apresentados ao STF, os mesmos foram ignorados, e o público brasileiro não foi devidamente informado sobre as ordens judiciais em questão. Em razão disso, a empresa decidiu encerrar suas atividades no país para proteger sua equipe local de possíveis represálias.