Na madrugada da última quarta-feira (11), a SpaceX confirmou que sua nave Crew Dragon, com quatro tripulantes civis a bordo, alcançou a altitude de 1.400 km acima da superfície da Terra. Este é o ponto mais distante que os humanos chegaram desde as missões Apollo, que marcaram a exploração espacial há 50 anos.
Para colocar em perspectiva, a Estação Espacial Internacional (ISS), onde astronautas normalmente residem em missões de longo prazo, orbita a uma altitude de cerca de 420 km. A tripulação da Crew Dragon está viajando mais de três vezes essa distância. Sem dúvida, um feito histórico na exploração espacial moderna.
Muito mais está por vir
A missão, chamada Polaris Dawn, é a primeira de uma série planejada pela SpaceX com foco em avançar a ciência e a tecnologia no espaço. De acordo com a empresa, a nave está viajando a altitudes superiores a 10 mil satélites e fragmentos de detritos espaciais em órbita terrestre.
Além de quebrar recordes de altitude, a Polaris Dawn está realizando uma série de experimentos científicos. Um dos principais estudos é o da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, que utiliza lentes de contato inteligentes para monitorar o impacto da alta altitude no organismo humano em relação à pressão intraocular.
Os quatro tripulantes, dois homens e duas mulheres, fazem parte da primeira missão civil da SpaceX a incluir uma caminhada espacial. A cápsula Crew Dragon foi lançada com sucesso na manhã da última terça-feira (10) a partir do Kennedy Space Center, na Flórida,e a missão deve durar até sábado (14).
Hoje (12), dois dos tripulantes tiveram a oportunidade de deixar a nave e flutuar no espaço, a uma altitude de 700 km da Terra. A caminhada ocorreu às 3h23, no horário de Brasília.
Fonte: G1