O YouTube anunciou que integrará o Google Lens aos vídeos Shorts nas próximas semanas. Com essa novidade, os espectadores poderão utilizar o Lens para pesquisar elementos visuais diretamente dos vídeos curtos que estão assistindo.
Por exemplo, ao assistir a um Short gravado em um local turístico, será possível selecionar um ponto de interesse e usar o Lens para identificá-lo. A ferramenta fornecerá informações adicionais sobre o destino, explicando cultura e história locais.
A integração tem o intuito de aprimorar as capacidades de busca visual da plataforma, oferecendo aos usuários uma forma intuitiva e interativa de descobrir conteúdos. Essa estratégia posiciona o YouTube à frente do TikTok e do Instagram Reels, que ainda não oferecem recursos semelhantes.
Quando a funcionalidade estiver disponível, os usuários poderão pausar um Short, selecionar a opção “Lens” no menu superior e, em seguida, desenhar, destacar ou tocar no item que desejam pesquisar.
O Lens apresentará correspondências visuais e resultados sobrepostos ao vídeo. Após a pesquisa, será possível retornar diretamente ao conteúdo que estava sendo assistido.
Durante a fase beta, os resultados de busca não exibirão anúncios. O recurso também não estará disponível em Shorts com links afiliados do YouTube Shopping ou com promoções pagas de produtos. O lançamento da versão de testes já começou a ser distribuído para o público nesta semana.
Leia mais: Robô humanoide de mesa que fala, ouve e entende chega ao mercado e custa menos que um celular