Os membros da comunidade Ethereum (ETH) Kevin Owocki e Devansh Mehta sugeriram uma nova estrutura de taxas para a rede da altcoin, para equilibrar a geração de receita e a extração de taxas de maneira mais justa para os desenvolvedores de aplicativos descentralizados.
Segundo a proposta, seria aplicada uma fórmula baseada na raiz quadrada, o que reduziria o percentual de taxas conforme o fundo de financiamento do projeto cresce. Caso um aplicativo ultrapasse a marca de US$ 10 milhões em capital, as taxas seriam limitadas a 1%.
Owocki e Mehta afirmam que a mudança poderia beneficiar desenvolvedores de pequeno porte, permitindo que eles criem projetos sem sofrer com taxas excessivas. Além disso, à medida que os aplicativos se expandirem, as taxas permaneceriam controladas, incentivando o crescimento tanto dos projetos quanto dos fundos envolvidos.
Atualmente, o Ethereum tem passado por um momento complicado em sua trajetória e não estou falando apenas do preço da cripto. Afinal, a rede tem perdido espaço para a Solana (SOL), que em 2024 atraiu 7.625 novos desenvolvedores, enquanto a principal plataforma de contratos inteligentes registrou 6.456 novos participantes, segundo a Santiment.
Além disso, em abril de 2025, as taxas de transação no Ethereum caíram para o nível mais baixo dos últimos cinco anos, como resultado da queda na demanda por operações com contratos inteligentes e finanças descentralizadas.
Leia mais: Analista aponta quais altcoins você deve ficar de olho esta semana