Nova tecnologia do Google usa IA para transformar chamadas de vídeo em experiências 3D realistas

Nova tecnologia do Google usa IA para transformar chamadas de vídeo em experiências 3D realistas
Imagem destaque: ChatGPT

Anunciado durante o Google I/O 2025, o Beam representa um salto tecnológico nas comunicações por vídeo, prometendo uma experiência tridimensional e imersiva para chamadas remotas.

Segundo o Google, o Beam é impulsionado por um modelo de vídeo volumétrico baseado em inteligência artificial (IA). Essa tecnologia transforma transmissões tradicionais em 2D em experiências 3D realistas, ajustando dinamicamente a perspectiva conforme o usuário se movimenta no ambiente. Isso permite que interlocutores mantenham contato visual, leiam expressões faciais e construam relações de confiança como se estivessem fisicamente presentes.

O sistema se apoia na infraestrutura do Google Cloud e incorpora displays com tecnologia “light field”, que reforçam a sensação de presença real. O foco inicial da empresa está em aplicações corporativas em situações de colaboração que exigem interação mais humana e intuitiva.

Outro recurso em desenvolvimento para o Beam é a tradução de fala em tempo quase real, já presente no Google Meet. A promessa é manter a voz, o tom e as expressões dos interlocutores, rompendo barreiras linguísticas sem comprometer a naturalidade da conversa.

A gigante da tecnologia também realizou parcerias com HP, Zoom, Diversified e AVI-SPL para facilitar a implantação do Google Beam em ambientes corporativos e acelerar sua adoção em escala global. Os primeiros dispositivos com tecnologia Google Beam serão revelados na InfoComm 2025, evento que ocorre em junho em Orlando, e estarão disponíveis para clientes selecionados ainda este ano.

Leia mais: 10 mil bitcoins por duas pizzas? Espera até ver o que mais já fizeram por uma fatia

Deixe seu comentário: