Novo AirPods pode interpretar sussurros e sorrisos como comandos

Novo AirPods pode interpretar sussurros e sorrisos como comandos
Imagem destaque: ChatGPT

A Apple está desenvolvendo uma tecnologia que permitirá aos AirPods interpretarem comandos silenciosos a partir de movimentos sutis da pele e dos músculos faciais, como sorrisos ou palavras sussurradas.

Essa novidade é detalhada em uma nova patente intitulada “Detector vestível de vibração da pele ou gesto silencioso da pele”. Ela utiliza sensores semelhantes aos empregados no Face ID, como o laser VCSEL (Vertical Cavity Surface Emitting Laser), combinado com sensores de interferometria de auto-mistura.

Desde 2019, a Apple vem pesquisando formas de os AirPods detectarem gestos, e em 2024 os AirPods Pro passaram a reconhecer acenos com a cabeça para aceitar ou recusar chamadas.

Agora, a empresa pretende expandir essa capacidade para detectar movimentos ainda menores, como o contorno labial ao pronunciar palavras em voz baixa.

A tecnologia permitirá comandos silenciosos, como pular uma faixa de música com um movimento labial, além de funcionar como método de autenticação do usuário.

A proposta é útil em situações em que o usuário não pode emitir sons audíveis ou usar as mãos para pressionar botões físicos ou virtuais. Nesses casos, o sistema conseguiria distinguir se um comando de voz partiu realmente do usuário, com base na ausência ou presença de vibrações na pele ou movimentos musculares característicos.

A patente contempla ainda o uso dessa tecnologia em diferentes dispositivos vestíveis. O laser VCSEL, instalado na armação ou no próprio AirPod, seria direcionado a uma região da orelha, boca ou bochecha. Ao detectar alterações no feixe de luz refletido, causadas por movimentos da pele, o sistema interpreta o gesto como um comando.

Um dos nomes por trás da patente é Mehmet Mutlu, também inventor de uma patente de 2021 que explorava o uso de sensores ultrassônicos para autenticar vozes no Apple Watch.

Leia mais: iOS 26 terá tradução automática e nova arte no player

Deixe seu comentário: