O preço do Litecoin disparou 15% nas últimas 24 horas, alcançando o maior valor em quatro semanas, ao atingir US$119. Esse movimento é impulsionado pelos rumores da aprovação de um ETF spot da criptomoeda nos Estados Unidos.
A Canary Capital fez uma alteração em seu formulário de registro S-1 junto à SEC dos EUA, o que foi interpretado como um avanço importante no processo de engajamento regulatório.
Em geral, alterações desse tipo indicam que a SEC já forneceu algum tipo de feedback, e os ajustes feitos podem oferecer pistas sobre o estágio da revisão.
Caso a SEC aprove a proposta de ETF da Canary, o Litecoin se juntaria ao Bitcoin e ao Ethereum como as únicas criptomoedas com ETFs spot aprovados nos EUA.
O que dizem os analistas
Os analistas da Bloomberg especializados em ETFs, Eric Balchunas e James Seyffart comentaram esse momento do LTC.
Segundo Balchunas, o aumento das especulações de que o S-1 do Litecoin teria recebido comentários da SEC é um bom sinal para quem acredita que a criptomoeda pode ser a próxima a ter seu ETF aprovado.
No entanto, o especialista apontou que a transição de liderança da SEC, com Paul Atkins assumindo a presidência no lugar de Gary Gensler, pode atrasar a chegada de um novo fundo cripto.
Já Seyffart apontou que, embora a alteração no registro sugira uma interação da SEC, o processo só avançará formalmente com a apresentação de um formulário 19b-4, requisito regulatório que marca o início da contagem para aprovação ou rejeição do pedido.
As modificações no pedido da Canary se concentram em seus acordos com os custodiantes de criptomoedas Coinbase e BitGo, ajustando as disposições para atender aos padrões da Comissão.
Leia mais: SEC apela e busca mudar status do XRP