A OpenAI está desenvolvendo sua rede social, segundo fontes próximas ao projeto ouvidas pelo site The Verge.
Inspirada no modelo do X, de Elon Musk, a nova aposta da empresa tem como base os recursos de geração de imagens do ChatGPT e já possui um protótipo funcional com um feed dedicado.
Ainda não há definição sobre o formato final do lançamento, se será um aplicativo autônomo ou uma funcionalidade adicional dentro do próprio ChatGPT.
O CEO da OpenAI, Sam Altman, tem buscado opiniões externas sobre a iniciativa, mostrando que a empresa está testando diferentes possibilidades para sua expansão nessa área.
A criação de uma rede social também posicionaria a OpenAI como concorrente direta da Meta, que trabalha no desenvolvimento de um feed para seu futuro assistente de inteligência artificial. Inclusive, a notícia sobre os planos da Meta levou Altman a publicar no X: “OK, talvez a gente faça um app social”.
Além de entrar em um novo mercado, a iniciativa permitiria à OpenAI obter dados em tempo real para o treinamento de seus modelos de IA, estratégia já utilizada por empresas rivais. A X, por exemplo, fornece dados para alimentar o chatbot Grok, de Musk, enquanto a Meta usa informações de suas plataformas para treinar o modelo Llama.
Leia mais: Trump deve lançar jogo cripto inspirado em Monopoly com recompensas em tokens