O desenvolvedor Vladimir Kalnitsky anunciou sua saída do projeto cardano-transaction-lib (CTL).
Apesar de ter adquirido experiências valiosas ao trabalhar com o ecossistema PureScript da Cardano, Kalnitsky disse que sua paixão pela programação funcional, principalmente pela linguagem Haskell, diminuiu.
Embora a Haskell seja reconhecida por sua elegância, a complexidade envolvida em sua adoção representa um obstáculo para novos desenvolvedores. Afinal, frustrações semelhantes têm sido expressas por outros membros da comunidade da ADA, onde tanto programadores iniciantes quanto experientes estão perdendo o interesse na Cardano, devido à dificuldade de trabalhar com uma linguagem que é considerada de nicho e restrita ao ambiente acadêmico.
Hinson Wong, outro desenvolvedor blockchain, compartilhou uma visão semelhante à de Kalnitsky, dizendo que as ferramentas construídas em torno de Haskell e do modelo UTXO criam barreiras para uma grande adoção da plataforma de contratos inteligentes.
Em comparação com o Ethereum, que possui uma comunidade de desenvolvedores muito maior e um mercado mais acessível, os custos de desenvolvimento no ecossistema Cardano são considerados muito altos, especialmente no setor de finanças descentralizadas (DeFi).
Sidan, também envolvido com o desenvolvimento da ADA, apontou que, devido às limitações das ferramentas disponíveis, criar uma plataforma semelhante à Uniswap V1 no Ethereum demandaria muito menos tempo do que na Cardano.