Um paciente da Neuralink mostrou que já consegue manipular um braço robótico apenas com o pensamento. O norte-americano Nick Wray, diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), publicou um vídeo em que direciona o equipamento para pegar um copo e até beber com ajuda de um canudo.
Hi everyone! Sorry for the late update. I’ll try to get back to Sundays.
— Nick Wray (@Telepath_8) October 6, 2025
TL;DR: !!!!!
This was truly a week for the books. I can’t remember the last time I put in a solid 8 hour work day and last week I put in 3 in a row. It was one of the most incredible experiences of my life… pic.twitter.com/7jtU5qVEdo
Na rede social X, Wray contou que tem realizado diversas atividades sozinho pela primeira vez em anos. Entre elas, colocar um chapéu, aquecer comida no micro-ondas, abrir a geladeira, lidar com tampas de potes e até dirigir sua cadeira de rodas em baixa velocidade. Ele celebrou o fato de “poder falar com as mãos de novo”.
🦾 Testes avançam
O implante da Neuralink, que converte sinais cerebrais em comandos via Bluetooth, já havia permitido a outros pacientes usar computador e jogar. Agora, os testes com o braço robótico oferecem uma visão mais clara do que a tecnologia pode alcançar. A empresa de Elon Musk fala em ajudar pessoas com paralisia a recuperar funções motoras por meio de braços artificiais ou até robôs completos.
Segundo Wray, ele já quebrou recordes em testes de destreza usados em reabilitação de pacientes com AVC. Em cinco minutos, conseguiu mover 39 cilindros em uma mesa e realizar o maior número de viradas de pinos nesse tipo de avaliação. Ele promete divulgar novos vídeos mostrando outras tarefas no futuro.
Leia também:
OpenAI testa app estilo TikTok com vídeos 100% por IA
Ripple integra RLUSD a fundos tokenizados da BlackRock e VanEck
Visa, Stripe e Fold se unem para lançar cartão com cashback em bitcoin
Fique por dentro das notícias mais quentes do mundo: entre no nosso canal no WhatsApp.