O Paris Saint-Germain (PSG) anunciou a adoção do bitcoin (BTC) como parte de sua estratégia financeira.
O anúncio ocorreu durante a conferência Bitcoin 2025, em Las Vegas, quando a equipe de inovação do clube, liderada por Pär Helgosson, chefe do PSG Labs, confirmou que parte das reservas em moeda fiduciária foi convertida silenciosamente em BTC no ano passado.
Helgosson disse que o clube acredita no valor duradouro e na estabilidade da criptomoeda primária, destacando a iniciativa como parte de uma abordagem inovadora de diversificação de ativos e proteção contra instabilidades econômicas.
Paris Saint-Germain na Web3
Com 550 milhões de torcedores ao redor do mundo, sendo a maioria com menos de 34 anos, o PSG vem aumentando sua presença no universo digital e na cultura Web3.
Lançado em 2020 em parceria com a Socios.com, o fan token do Paris Saint-Germain permite que torcedores participem de decisões do clube, como escolher mensagens no vestiário ou músicas comemorativas. Já foram registrados 400 mil votos e mil recompensas resgatadas por fãs em 140 países.
Além disso, o PSG criou coleções de NFTs, com pôsteres gerados por inteligência artificial, em parceria com a Crypto.com. Já em fevereiro de 2024, tornou-se o primeiro clube esportivo profissional a operar um node validador na Chiliz Chain. As recompensas obtidas são destinadas à recompra de fan tokens, e o Paris Saint-Germain também promove hackathons no estádio Parc des Princes para fomentar o desenvolvimento de soluções Web3.
Criado em 2023, o PSG Labs é a plataforma de inovação do clube, focada em acelerar startups e projetos nas áreas de blockchain, inteligência artificial, tokenização, DAOs, stablecoins, custódia digital e jogos on-chain. O laboratório oferece suporte financeiro, operacional e de marketing para startups, aproveitando a base global de fãs do clube.
Leia mais: Coisas que você faz em cripto e sua família nunca vai entender