Uma comunidade religiosa no Colorado encontrou uma maneira diferente de integrar fé e tecnologia: a tokenização de sua capela principal.
Liderado pelo pastor Blake Bush, o projeto busca arrecadar fundos para a compra do prédio em que o grupo se reúne, uma aquisição avaliada em US$ 2,5 milhões.
A capela é atualmente alugada por Bush e sua congregação, pois pertence a um empresário local que também é dono de uma concessionária de automóveis.
Adquirido pelo proprietário atual em 2022 por US$ 2,2 milhões, o edifício tem servido como sede para as atividades da comunidade religiosa. No entanto, inspirados por uma “experiência espiritual”, conforme relata Bush, o grupo decidiu que era hora de tomar posse definitiva do espaço.
Foi então que surgiu a ideia de tokenizar a capela. Segundo Bush, ele foi “guiado por um poder superior” a transformar o prédio em um ativo digital, permitindo que ele seja dividido em pequenos tokens, registrados em uma blockchain.
Essa estratégia, de acordo com o pastor, é uma maneira de “responder ao chamado divino” e garantir que o grupo continue sua missão sem interrupções.
Para viabilizar a compra, o grupo criou a “Stone Coin”, uma moeda digital associada a um token imobiliário desenvolvido pela REtokens e gerido na blockchain privada Polymesh.
O objetivo é arrecadar fundos suficientes para a aquisição do prédio, vendendo os tokens para investidores interessados. Até o momento, aproximadamente metade do valor necessário já foi levantado.
O projeto é supervisionado por um conselho de governança composto por Bush, outros líderes religiosos e até o prefeito de uma cidade próxima.