Pix Automático chega em junho: saiba como vai funcionar

Pix Automático chega em junho: saiba como vai funcionar
Imagem destaque: ChatGPT

O Banco Central do Brasil anunciou nesta quarta-feira (4) o lançamento oficial do Pix Automático, funcionalidade aguardada por consumidores e empresas que desejam automatizar pagamentos recorrentes. A novidade entrará em funcionamento a partir de 16 de junho de 2025 e facilitará o pagamento de serviços como contas de luz, água, telefone, mensalidades escolares, academias, condomínios, assinaturas, planos de saúde, entre outros.

Como funciona o Pix Automático

Com a nova funcionalidade, os usuários poderão autorizar, uma única vez, o débito automático de valores recorrentes diretamente em sua conta bancária. Essa autorização é realizada diretamente no aplicativo da instituição financeira do pagador, onde também é possível definir parâmetros como valor máximo e permissão para uso de limite de crédito, quando aplicável.

Antes da data de vencimento, o cliente receberá uma notificação informando os detalhes do pagamento agendado. No dia estipulado, o valor será debitado automaticamente, sem necessidade de nova autorização, desde que respeite os termos previamente acordados.

Benefícios para consumidores e empresas

A nova funcionalidade oferece praticidade ao consumidor, que passa a ter maior controle financeiro e organização de seus compromissos mensais, tudo em um só ambiente digital. A previsibilidade e a notificação prévia também aumentam a segurança e a confiança no processo.

Para empresas, o Pix Automático representa uma oportunidade de reduzir a inadimplência, diminuir os custos com cobranças via boletos e aumentar o acesso a uma base diversificada de consumidores. Outra vantagem é que, ao contrário de soluções como o débito em conta tradicional, não será necessário firmar convênios com cada banco, o que agiliza a adesão.

Segundo o Banco Central, o Banco do Brasil foi a primeira instituição a concluir com sucesso a fase de testes da nova modalidade, alcançando 100% de conformidade.

Leia mais: EUA dobram tarifas e impactam exportações de aço do Brasil

Deixe seu comentário: