Pix ganha botão de contestação para proteção contra golpes

Pix ganha botão de contestação para proteção contra golpes
Imagem destaque: GZH

A partir desta quarta-feira (1), o Banco Central passa a oferecer aos usuários do Pix uma nova ferramenta de proteção contra golpes. Trata-se do botão de contestação, que permitirá acionar o Mecanismo Especial de Devolução de forma simples e digital, diretamente no aplicativo da instituição financeira.

A medida foi anunciada nesta terça-feira (30) e tem como foco agilizar a resposta em casos de fraude, golpe ou coerção. Ao acionar o botão, a informação é enviada imediatamente ao banco que recebeu os recursos, que deve bloquear os valores suspeitos, no todo ou em parte, sempre que houver saldo disponível.

🔒 Como vai funcionar 

Depois do bloqueio, os bancos envolvidos terão até sete dias para analisar a ocorrência. Se confirmarem que houve fraude, a devolução será feita diretamente na conta da vítima. O prazo final para o dinheiro voltar é de até onze dias após a contestação.

O Banco Central reforçou que o recurso não será aplicado a erros de digitação, transferências feitas por engano ou disputas comerciais. Também não se estende a situações em que terceiros de boa-fé estejam envolvidos, sendo exclusivo para golpes e crimes financeiros.

📊 Por que importa 

O botão de contestação pode aumentar as chances de recuperar valores, pois muitos fraudadores costumam transferir rapidamente o dinheiro para outras contas. Com o bloqueio imediato, a vítima tem mais chances de reaver o montante perdido.

No entanto, é importante destacar mais uma vez que a devolução só será possível se houver saldo na conta suspeita no momento do bloqueio. 

Leia também:

Desemprego no Brasil cai a 5,6% e bate novo recorde

Governo brasileiro propõe imposto de 7,5% para quem regularizar criptoativos não declarados

Polícia investiga ‘profeta’ que cobrava até R$ 1.500 por milagres

Fique por dentro das notícias mais quentes do mercado brasileiro: entre no nosso canal no WhatsApp

Deixe seu comentário: