Plataforma de inteligência artificial prevê câncer de mama a partir de exame de rotina

Plataforma de inteligência artificial prevê câncer de mama a partir de exame de rotina
Imagem destaque: ChatGPT

A empresa de tecnologia em saúde digital Clairity anunciou que recebeu autorização De Novo da Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) para sua plataforma CLAIRITY BREAST, sistema baseado em imagens que utiliza inteligência artificial (IA) para prever o risco de câncer de mama em um período de cinco anos, a partir de uma mamografia de rotina. O lançamento está previsto para ocorrer em parceria com grandes redes de saúde ao longo de 2025.

Diferente dos modelos tradicionais que se baseiam em idade e histórico familiar, o CLAIRITY BREAST analisa padrões sutis nas imagens de mamografias, imperceptíveis ao olho humano. A tecnologia permite gerar um escore de risco validado e entregue diretamente aos profissionais de saúde por meio da infraestrutura clínica já existente. Isso abre caminho para um acompanhamento médico mais personalizado e preventivo.

Segundo a fundadora da Clairity, Dra. Connie Lehman, também especialista em imagem mamária no Mass General Brigham, “avaliações de risco validadas e equitativas ajudam a aumentar o acesso à detecção precoce e prevenção do câncer em mulheres de todas as origens”.

Impacto clínico e social

A estimativa é de que 2,3 milhões de novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados por ano no mundo. Nos Estados Unidos, são registrados 370 mil novos casos anuais. Apesar disso, 85% das mulheres diagnosticadas não têm histórico familiar da doença e quase metade não apresenta fatores de risco conhecidos.

Para o Dr. Robert A. Smith, vice-presidente sênior da American Cancer Society, “ferramentas baseadas em IA são importantes para identificar quem pode se beneficiar de exames complementares, como ressonância magnética, melhorando a detecção precoce e as estratégias de prevenção”.

O CEO da Clairity, Jeff Luber, ressalta que a plataforma foi projetada para se integrar aos fluxos clínicos existentes, permitindo uma prevenção de precisão em larga escala.

“Estamos prevendo o risco de um câncer futuro a partir de padrões no tecido mamário de um exame normal, antes mesmo do surgimento da doença”, afirma.

Batizado oficialmente de Allix5, o CLAIRITY BREAST foi treinado com milhões de imagens e validado em mais de 77 mil mamografias de cinco centros de triagem diferentes, que atendem uma população diversificada. Os dados de referência foram baseados em resultados de cinco anos de acompanhamento clínico.

Saiba mais: https://clairity.com/clairity-breast/

Leia mais: Supercérebro do Google X se apaixona por vídeos de gatos

Deixe seu comentário: