Polícia Federal bloqueia site de pirataria digital que recebia doações em criptomoedas

Polícia Federal bloqueia site de pirataria digital que recebia doações em criptomoedas
Pexels

Nesta quarta-feira (26/3), a Polícia Federal deu início à Operação Conteúdo Protegido, ação focada no combate à pirataria digital e na proteção dos direitos autorais de obras audiovisuais. 

A operação teve como alvo um site que distribuía filmes e séries de forma ilegal, sem a autorização dos respectivos detentores dos direitos. O site oferecia esse conteúdo gratuitamente, gerando lucro por meio da exibição de anúncios e recebendo doações em criptomoedas.

Durante a ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão no Distrito Federal, resultando na prisão de um indivíduo na região da Vila Planalto. No entanto, a identidade do suspeito ainda não foi divulgada. 

De acordo com o Metrópoles, como parte das medidas de contenção, a Justiça Federal determinou o bloqueio do site em todo o território nacional, ação coordenada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 

A Anatel já comunicou os provedores de internet, que começaram a redirecionar os usuários para uma página oficial da PF, que explica o bloqueio e a apreensão do domínio.

Além de restringir o acesso ao site, a operação conta com esforços para rastrear os ganhos obtidos por meio da prática criminosa e congelar os valores recebidos, além de impedir que novas versões do site apareçam em outras plataformas ou domínios. A Polícia Federal continua com a investigação para identificar outros envolvidos na operação ilegal e aumentar a ação contra a pirataria digital.

Leia mais: Fidelity Investments anuncia lançamento de stablecoin

Deixe seu comentário: