Por que você deveria ficar de olho nos EUA esta semana?

Por que você deveria ficar de olho nos EUA esta semana?
Pixabay

O mercado financeiro tradicional dos Estados Unidos segue em crescimento, com o índice S&P 500 alcançando máximas históricas na última semana. Além disso, novembro foi marcado por um dos rallies mais fortes da história, com um aumento de 3,42%.

Se essa trajetória de alta continuará em dezembro vai depender muito dos dados econômicos que serão divulgados nos próximos dias: as informações sobre a produção industrial, o gasto do consumidor e o relatório de empregos.

Essas informações são muito importantes para entender qual será o próximo movimento do Federal Reserve (Fed) em relação à taxa de juros dos EUA, fator que impacta diretamente o mercado financeiro.

Atualmente, de acordo com o CME, a probabilidade de um corte de 25 pontos-base na taxa de juros em 18 de dezembro é de 67%, enquanto a manutenção da taxa atual tem 32,9% de chance.

O Fed deve divulgar também o “Beige Book”, que traz informações sobre as condições econômicas, e Jerome Powell, presidente do banco, será entrevistado.

Veja o calendário detalhado

Terça-feira: o JOLTS (Job Openings and Labor Turnover Survey) será divulgado. Uma queda nas vagas de emprego pode intensificar especulações sobre um possível corte nas taxas de juros, o que poderia ajudar a manter o otimismo no mercado. Já números mais fortes que o esperado podem diminuir essas expectativas.

Quarta-feira: será a vez do ADP Employment Change, indicador importante antes do relatório de empregos de sexta-feira. Uma grande diferença em relação às previsões pode provocar um alívio no mercado, com uma possível expectativa de flexibilização monetária pelo Fed. Por outro lado, um relatório forte pode gerar volatilidade no curto prazo.

Quinta-feira: o mercado estará atento ao número de pedidos de auxílio-desemprego, que podem sinalizar um enfraquecimento do mercado de trabalho. Um aumento nos pedidos deve reforçar a narrativa de um esfriamento da economia, enquanto uma redução abaixo das expectativas deve colocar em risco o otimismo.

Sexta-feira: acontecerá o evento mais aguardado da semana nos EUA, que é o relatório de empregos não agrícolas. O crescimento dos salários e a taxa de desemprego também serão aspectos importantes para a interpretação dos dados.

Leia mais: Fed pode adotar ritmo mais lento para cortes de juros em 2025

Deixe seu comentário: