O presidente da SEC dos Estados Unidos, Gary Gensler, é alvo de uma investigação por membros do Partido Republicano na Câmara dos Representantes sobre suas práticas de contratação.
Os congressistas republicanos Jim Jordan, Patrick McHenry e James Comer enviaram uma carta a Gensler, questionando as recentes decisões de contratação. Segundo os parlamentares, há indícios de que a SEC estaria favorecendo candidatos com determinadas visões políticas, o que pode constituir uma violação da Lei de Reforma do Serviço Civil de 1978.
No documento, os republicanos destacam uma troca de e-mails que sugere que a ideologia política pode ter influenciado a contratação de Dr. Haoxiang Zhu, diretor da divisão de Trading e Mercados da SEC.
Em uma das mensagens, datada de maio de 2021, Zhu teria mencionado a Gensler que se alinhava politicamente com a liderança da agência. Seis meses depois, em novembro, Zhu foi oficialmente contratado.
Os legisladores argumentam que essa correspondência levanta suspeitas sobre a influência de fatores políticos no processo de contratação, o que comprometeria a neutralidade da SEC. Além disso, eles apontam uma tendência de contratações vindas de organizações com inclinação política à esquerda para cargos de liderança.
Gensler tem até 24 de setembro de 2024 para apresentar os documentos relacionados às contratações.